Medico que cuida do Figado, Melhores Planos De Saúde
30/12/2019 Por ivan Off

Medico que cuida do Figado

O hepatologista É o médico que cuida do fígado

 E por isso é a especialidade indicada para quando existem problemas, doenças raras ou crônicas que afetam este órgão como cirrose, esteatose hepática ou hepatite

Médico de Cuidados Primários 

Mesmo que seu PCP tenha pouca experiência no tratamento da hepatite e encaminhe você para um especialista em fígado, ele ainda deve desempenhar um papel vital no gerenciamento de sua condição. 1

Primeiro, eles ajudarão você a tomar decisões informadas sobre o curso mais apropriado de seus cuidados. Eles também servirão como ligação entre seus outros médicos – o hepatologista ou gastroenterologista que será seu especialista em fígado e, se você precisar, um especialista em doenças infecciosas. Nessa capacidade, seu PCP pode garantir que todos os seus fornecedores estejam na mesma página, para que não haja interrupções no seu atendimento.

Igualmente importante, o seu médico de cuidados primários pode ajudá-lo a estabelecer metas para melhorar sua saúde geral, o que será fundamental para a sua resposta ao tratamento da sua infecção por hepatite. Isso pode incluir reduzir a ingestão de álcool , lidar com o abuso de substâncias, ajudá-lo a aderir ao seu tratamento ou encaminhá-lo para serviços de saúde mental ou serviço social, se você precisar.

Gastroenterologista ou Hepatologista? Medico Que Cuida Do Figado

Quando se trata de selecionar um especialista para tratar a hepatite, há duas opções: um gastroenterologista ou um hepatologista. Ambos são qualificados para tratar doenças do fígado, mas são um pouco diferentes na forma como foram treinados. A compreensão dessas diferenças pode ajudar a informar sua decisão sobre qual escolher.

O gastroenterologista  é um médico certificado em medicina interna e também em gastroenterologia. Para obter a última credencial, eles devem ter concluído uma bolsa de dois a três anos em gastroenterologia, que envolve um estudo aprofundado dos distúrbios dos órgãos do aparelho digestivo. Além do fígado, incluem estômago, intestino, pâncreas e vesícula biliar.

Por outro lado, um hepatologista é treinado para tratar especificamente distúrbios do fígado e de seus órgãos associados – o pâncreas e a vesícula biliar. Não existe um exame de certificação específico para hepatologia, mas existem bolsas intensas de um e dois anos durante as quais um especialista em treinamento recebe ampla exposição à ampla gama de doenças hepáticas.

Embora o senso comum possa exigir que um médico treinado em doenças do fígado seja mais adequado para tratar infecções por hepatite, nem sempre é o caso. Embora um hepatologista seja invariavelmente versado em tratamentos atuais e experimentais para doenças hepáticas, não há razão fundamental para que um hepatologista seja mais adequado para tratar hepatites do que um gastroenterologista.

Qualquer que seja o tipo de especialista que você escolher, é importante encontrar um médico que não apenas tenha as credenciais corretas, mas que seja alguém com quem você possa compartilhar confiança e transparência mútuas. É seu direito de perguntar a um médico que você está pensando em cuidar de qualquer assistência que lhe ajude a sentir que ambos são qualificados e serão abertos e atenciosos.

Fígado definição e fatos

  • O fígado é um órgão essencial que tem muitas funções no corpo, incluindo a produção de proteínas e fatores de coagulação do sangue, a fabricação de triglicerídeos e colesterol , a síntese de glicogênio e a produção de bile.
  • O fígado é um órgão grande que fica no lado direito da barriga.
  • O fígado é o maior órgão interno do corpo.
  • Muitos processos diferentes de doenças podem ocorrer no fígado, incluindo infecções como hepatite , cirrose (cicatrizes), câncer e danos causados ​​por medicamentos ou toxinas.
  • Os sintomas da doença hepática podem incluir
    • icterícia,
    • dor abdominal e inchaço,
    • confusão ,
    • Sangramento
    • fadiga e
    • perda de peso .
  • O álcool pode ser tóxico para o fígado (hepatotóxico), especialmente em altas doses, e o abuso prolongado de álcool é uma causa comum de doença hepática .
  • O fígado está envolvido no metabolismo de muitas toxinas, incluindo drogas e medicamentos, produtos químicos e substâncias naturais.

O que é o fígado? Qual é a sua função? Medico Que Cuida Do Figado?

O fígado tem múltiplas funções. Faz com que muitos dos produtos químicos exigidos pelo organismo funcionem normalmente, decompõe e desintoxica substâncias no corpo, além de atuar como uma unidade de armazenamento.

Os hepatócitos (hepar = fígado + citocélula = célula) são responsáveis ​​por produzir muitas das proteínas (síntese protéica) no corpo necessárias para muitas funções, incluindo fatores de coagulação do sangue e albumina, necessárias para manter o fluido no sistema circulatório. O fígado também é responsável pela fabricação de colesterol e triglicerídeos. Os carboidratos também são produzidos no fígado e o órgão é responsável por transformar a glicose em glicogênio, que pode ser armazenado tanto no fígado quanto nas células musculares. O fígado também produz bile que ajuda na digestão dos alimentos.

O fígado desempenha um papel importante na desintoxicação do corpo, convertendo a amônia, um subproduto do metabolismo do corpo, em uréia que é excretada na urina pelos rins. O fígado também decompõe medicamentos e drogas, incluindo álcool, e é responsável por quebrar a insulina e outros hormônios no corpo.

O fígado também armazena vitaminas e produtos químicos que o corpo necessita como blocos de construção. Isso inclui:

  • vitamina b12,
  • ácido fólico ,
  • ferro necessário para produzir glóbulos vermelhos ,
  • vitamina A para visão,
  • vitamina D para absorção de cálcio e
  • vitamina K para ajudar o sangue a coagular adequadamente.

O fígado é uma glândula ou um órgão? Medico Que Cuida Do Figado?

O fígado é um dos órgãos vitais do corpo, responsável por centenas de ações químicas que o corpo precisa para sobreviver. Também é uma glândula porque secreta substâncias químicas usadas por outras partes do corpo. Por essas razões, o fígado é um órgão e uma glândula; de fato, é o maior órgão interno do corpo.

Medico Que Cuida Do Figado veja mais especialidades  Faça o seu plano de saúde conosco.