Novo Plano da Unimed Fortaleza

Saiba tudo sobre o SGP mais médicos, o programa que visa levar médicos para todas as cidades brasileiras oferecendo atendimento pelo SUS.

O programa mais médico teve prorrogação automática, visando que os profissionais de saúde possam atuar ajudando a população a combater a pandemia.

O objetivo do Governo Federal é levar profissionais de saúde para áreas mais remotas, que habitualmente não são as preferidas dos médicos brasileiros.

Ao oferecer vagas nessas regiões, o Governo facilita o atendimento de saúde e interioriza sua assistência.

De modo que, os moradores de cidades mais afastadas não precisem viajar para ter atendimento médico adequado.

Como participar do mais médicos?

SGP mais médicos

A adesão ao Programa Mais Médicos é feita exclusivamente pela internet, conforme disponibilidade de vagas.

As seleções de profissionais da área ocorrem por meio de editais, que visam preencher as vagas em aberto que foram causadas pela demanda existente ou por desligamento de profissionais que as ocupavam.

É comum que existam vagas todos os anos, por existir interesse do Governo Federal em levar mais médicos para os interiores.

Sempre visando atender com a máxima eficiência todos os moradores de cidades menores. Afinal, o objetivo é que essas pessoas não precisem migrar para os hospitais da capital sempre que houver alguma doença mais grave.

Quem pode se inscrever no programa?

Existem prioridades na ocupação das vagas do programa SGP mais médicos. A ordem de prioridade é a seguinte:

  • Médicos formados em instituições brasileiras ou que apresentem diploma revalidado no Brasil;
  • Os médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no país em que já atuam;
  • Médicos estrangeiros que apresentem habilitação para exercício da medicina no exterior.

Portanto, existe uma ordem de prioridade para preencher as vagas disponíveis. Caso os profissionais inscritos não sejam suficientes para suprir todas as vagas do edital, as vagas remanescentes são disponibilizadas para preenchimento por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Dessa forma, se torna possível ocupar as vagas disponíveis com profissionais extremamente qualificados e que desejam atuar na área para a qual foram contratados.

Requisitos mínimos para ocupar uma das vagas

Existem alguns requisitos que os profissionais precisam preencher, para que seja possível exercer um dos cargos do SGP mais médicos, são eles:

  • É necessário estar em condição regular perante a Justiça Eleitoral;
  • O médico do sexo masculino, precisará estar em dia com as obrigações militares;
  • É preciso apresentar a certificado de conclusão de curso ou diploma de graduação em medicina em instituição de educação superior brasileira, que esteja legalmente estabelecida e certificada respeitando a legislação nacional;
  • No caso de profissionais que se formaram fora do país, é preciso possuir diploma de graduação em medicina obtido em instituição de educação superior estrangeira e que tenha sido revalidado no Brasil.

Caso o profissional não preencha esses requisitos, ele não conseguirá ocupar um dos cargos de médico no SGP mais médicos.

O SGP mais médicos é benéfico para a população

SGP mais médicos é benéfico para toda a população

Um aspecto muito importante que precisa ser ressaltado, é que o SGP mais médicos é benéfico para toda a população.

Tendo em vista que, ao levar saúde de qualidade para cidades menores, as maiores tendem a ser desafogadas.

Deixando os hospitais das capitais livres para atender a demanda local, que já tende a ser bem grande por causa da quantidade de pessoas residentes na região.

Levando saúde de qualidade para os interiores, é possível evitar as cenas caóticas que eram comuns nos hospitais públicos alguns anos atrás, quando as pessoas eram internadas em macas nos corredores por causa da superlotação do hospital.

Ao desenvolver programas que priorizam o atendimento das pessoas na região em que elas residem, o processo de atendimento em saúde se torna muito mais humano e saudável.

Garantindo melhor condição de vida nas cidades menores e também se refletindo nos hospitais que são referências nas capitais.

O SGP mais médicos é importante para os profissionais da saúde ocuparem cargos bem remunerados e também é fundamental para a população. Por isso, é um programa do SUS que deve ser valorizado.

A importância de ter Médico de cuidado primário perto de mim

Ter um plano de saúde unimed faz toda a diferença.

sua classificação
5/5

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
On Key

Related Posts

beneficiários Unimed Natal

Unimed Natal

Está buscando um bom plano de saúde em Natal? Unimed Natal é uma excelente opção para quem deseja cuidar da própria saúde. Com diferentes tipos